O País – A verdade como notícia

Trinta mil famílias em risco de fome devido às cheias na Província de Maputo

Foto: O País

Há perto de 30 mil famílias que poderão passar fome nos próximos dias na Província de Maputo, em consequência da perda de 77 mil hectares com culturas diversas, que, neste momento, estão submersas em consequência das cheias e inundações. Os dados foram partilhados pela Direcção Provincial de Agricultura e Pesca.

A primeira época da campanha agrícola 2022/2023 está seriamente comprometida na Província de Maputo.

As evidências são indisfarçáveis no terreno a partir dos distritos de Boane, Moamba, Marracuene e Manhiça, onde as machambas foram “engolidas” pelas chuvas, bem como as descargas efectuadas nas barragens dos Pequenos Libombos e Corumana, aliadas às das barragens de África do Sul e eSwatini, que destruíram 77 mil hectares, o correspondente a 29% da área lavrada e semeada na Província de Maputo.

“Neste momento, temos cerca de 29 mil famílias também afectadas. A partir do momento em que fazemos a colheita das áreas afectadas, também as áreas representam famílias que incorrem, neste momento, numa possível insegurança alimentar, que é aquela situação em que olhamos para as famílias e para aquilo que poderão comer daqui em diante. Então, a insegurança alimentar, neste momento, é uma preocupação na Província de Maputo”, disse Maria José, directora da Agricultura e Pesca na Província de Maputo

Enquanto a chuva não dá tréguas, as contas são feitas também incluindo os animais que dependem de pasto, que vai escassear nos próximos dias.

“Temos cerca de 29 mil hectares de pastagem inundados, o que afecta cerca de 84 mil animais, em particular o gado bovino, que não terá o que consumir. Cerca de 56 mil pequenos ruminantes também não terão o que comer, então é, sim, preocupação.”

Dados das autoridades do sector agrário e pesqueiro na Província de Maputo indicam ainda que há 64 mil embarcações inundadas, várias artes de pesca perdidas, alevinos mortos e tanques piscícolas totalmente submersos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos