O País – A verdade como notícia

Trinta e sete hospitais foram afectados pelas cheias em todo o país

Foto: O País

De todos os 37 hospitais afectados em todo o país, alguns continuam sitiados, o que forçou o enceramento. Contudo, o Ministério da Saúde garante que há assistência médica para as populações.

As chuvas intensas que afectaram as zonas Sul e Centro do país, no período entre 07 e 27 de Fevereiro, agravadas pela passagem do ciclone Freddy, deixaram muitas infra-estruturas parcial ou totalmente destruídas e outras ainda sitiadas.

No sector da saúde, o mau tempo causou perturbações no funcionamento normal dos hospitais. Alguns tiveram de suspender actividades.

O último levantamento do Ministério da Saúde indica que 37 hospitais foram afectados de diversas formas pela água da chuva, em todo o país.

Apesar do ocorrido, o director nacional-adjunto de Planificação e Cooperação no Ministério da Saúde, Ivan Manhiça, garantiu que não falta assistência médica às pessoas: “Criámos alternativas, como a instalação de postos de saúde através de tendas ou outros meios móveis para garantir o atendimento nas zonas onde as unidades sanitárias foram afectadas”.

Em relação ao número de hospitais cujo impacto das águas forçou o encerramento, o Ministério da Saúde diz que decorre o processo de mapeamento.

“Continuamos a trabalhar para fazer um levantamento mais exaustivo para que tenhamos mais detalhes em relação ao nível de intervenções que deverá ser feito a posterior para que todas as unidades sanitárias voltem ao seu funcionamento normal”, avançou o director nacional-adjunto de Planificação e Cooperação no Ministério da Saúde.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos