O País – A verdade como notícia

Trânsito paralisado em várias avenidas em Maputo mais uma vez

É o segundo dia dos três dias de manifestação convocados pelo candidato presidencial suportado pelo PODEMOS, Venâncio Mondlane, e mais uma vez, cidadãos bloquearam algumas avenidas da cidade de Maputo, montando barricadas na estrada. Os manifestantes dizem reivindicar a verdade eleitoral e pedem por justiça.

A avenida Acordos de Lusaka, por exemplo, foi bloqueada, de forma que os condutores não tenham acesso ao Centro da Cidade de Maputo, nem no sentido contrário. 

Jorge Manjate, um dos manifestantes disse que seu único apelo é pela verdade eleitoral. “Estamos aqui a reivindicar a justiça eleitoral e o custo de vida. Também estamos a pedir as mesmas oportunidades que todos têm. As crianças não conseguem ir à escola por falta de carteiras e outros bens públicos”, disse. 

A polícia esteve no lugar para retirar as barricadas, mas logo que saísse do local, os manifestantes voltavam a colocar.

O mesmo cenário verificou-se  na Avenida 25 de Setembro, onde vários autocarros e carros particulares estavam estacionados à espera de retomarem às suas actividades, depois das 15.30.

Falando ao “O País”, um dos condutores dos autocarros estacionados lamentou que, nos últimos dois dias, tem sido difícil trabalhar. “Desde ontem, não se trabalha. Não há pessoas, as pessoas só vêm aqui e depois voltam a pé. Depois das oito horas há muitos obstáculos na estrada, só depois das 16 e 17 é que se pode andar”, disse Sérgio Arthur. 

A Unidade de Intervenção Rápida (UIR) fez-se ao local, para avaliar e monitorar o ponto de situação, e não houve registo de confronto com os manifestantes.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos