O País – A verdade como notícia

Tranquilidade volta a “Mabor” no bairro de Zimpeto

Na Estrada Nacional número um está uma imponente infra-estrutura, a antiga fábrica de pneus de marca “Mabor” que hoje está de olhos caídos a aquela estra que une o país. Aquele troço onde esta a fabrica por muito tempo foi dos locais mais temidos por todos que ousassem passar pelas imediações daquela que foi das maiores fábricas do país. Os relatos saídos daquele ponto da Cidade de Maputo são de quebrar o gelo, fala-se de ocorrência de assassinatos, violações sexuais, agressões e assaltos cujo autores escondiam-se nos arbustos que ali existiam. Nélia Zefanias vende bem em frente da “Mabor” e reside no Zimpeto, ela conta que “aqui na zona da Mabor, aconteciam a partir das 17horas…sempre andavam moços que arrancavam telefones, BI`s, as vezes matavam. Mesmo naquela zona mataram um casal”.

Hoje há homens que trabalham para garantir a limpeza. E, com a remoção dos arbustos em curso já se vive um ambiente de tranquilidade, segundo nossos entrevistados. Gina Joao, estava a cortar os arbustos para reaproveitá-los como lenha. Gina disse ao “O País” que a tranquilidade voltou a aquela unidade residencial. “ Estamos livres de bandidos, estes dias estão a limpar. Isto estava uma mata que viviam sempre ladrões e bandidos que assaltavam pessoas. Nestes dias já estamos livres”.

Uma equipa de seguranças que garante a protecção do que ainda resta daquela fábrica, conta que, numa das noites, confrontou-se com um grupo de 15 supostos malfeitores que empunhavam armas de fogo e brancas que foi para aquele local para reivindicar o território que já está ocupado. A Policia da Republica de Moçambique (PRM) também faz patrulhas constantes ao perímetro da antiga Mabor.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos