O País – A verdade como notícia

TP50 canta pela língua portuguesa em Maputo

Às 18h30 desta quinta-feira, na Fundação Fernando Leite Couto, na Cidade de Maputo, TP50 irá celebrar a língua portuguesa em jeito de canto. A iniciativa do Centro Cultural Português em Maputo e do próprio grupo musical insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala anualmente a 5 de Maio.

Como que a justificar a intensão de celebrar o idioma de Camões no palco, a organização adianta, em comunicado de imprensa: “A Língua Portuguesa é propensa a manifestar a nossa Alma a um nível de maestria como talvez muito poucas. Mas isso tem um revés, é que não é simples colocar estética num texto e muito mais numa letra musical. Talvez por isso o mundo que fala português esteja repleto de escritos de beleza imensurável. Do amor, à revolta, do ciúme à paixão, da indignação à felicidade são incontáveis as prosas, poesias, contos, crónicas e líricas musicais de extrema beleza e profundidade. Textos que simultaneamente afectam e expressam a nossa Alma”.

Na mesma nota sobre o concerto do TP50, na Fundação Fernando Leite Couto, a organização afirma que é difícil imaginar o mundo sem a riqueza da língua portuguesa. “E nesse mundo literário da língua portuguesa a letra cantada proporciona uma orgia dos sentidos de valor ímpar. É isso que os TP50 vão tentar fazer neste espectáculo musical, com um reportório de 15 músicas de vários continentes, cantadas em Língua Portuguesa”.

Aos interessados, as entradas para o concerto do dia 12 são livres. No entanto, os ingressos devem ser levantados a partir das 10h, de 12 de Maio, na Fundação Fernando Leite Couto.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos