O País – A verdade como notícia

TotalEnergies disponibiliza mais de USD 400 mil para construção de escola e furo de água em Cabo Delgado

Foto: O País

A iniciativa surge no âmbito do projecto Juntos Somos Capazes, através do qual a empresa tem realizado diversas acções sociais. A última das quais foi a entrega de mais de 200 postes de iluminação pública e 24 furos de água na vila de e Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado.

A iniciativa prevê a construção de quatro salas de aula, um bloco administrativo, uma biblioteca e um sistema de iluminação à base de energia solar, entre outros compartimentos.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra, a secretária permanente do distrito de Palma, Laurinda Luciano, apontou os benefícios das infra-estruturas.

“A água e a escola eram um calcanhar de Aquiles nesta comunidade. A ausência de uma escola com condições comprometia o processo de ensino e aprendizagem. Com a existência de uma escola em condições nesta comunidade, melhorará a qualidade de ensino, porque estudar [como acontece actualmente] debaixo de uma árvore e ao ar livre influencia negativamente o aproveitamento pedagógico”, disse Laurinda Luciano, secretária permanente do distrito de Palma.

As infra-estruturas estão na responsabilidade da empresa TotalEnergies, que vai doar 450 mil dólares, em nome do projecto “Pamoja Tunaweza” (Juntos Somos Capazes).

“Pamoja Tunaweza” é uma iniciativa do projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies, de engajamento de diversos actores comunitários, associativos, públicos e privados, com vista a contribuir para o desenvolvimento socio-económico da província de Cabo Delgado, em particular, neste momento, em Palma e Mocímboa da Praia, a partir de projectos desenhados de forma participativa.

O representante da TotalEnergies em Moçambique, Maxime Rabilloud, afirmou que a empresa vai continuar a prestar apoio ao Governo em acções do género.

“Senga é uma comunidade muito importante para o projecto Mozambique LNG, para a TotalEnergies, porque contribuiu muito para o projecto. Estamos conscientes disto. Então, para nós, ter capacidade de ajudar, particularmente em áreas tão importantes quanto água e educação, é uma grande felicidade. Estamos realmente felizes e não vamos parar por aqui. Vamos continuar a apoiar o Governo e a população, em particular a de Senga.”

Para Faustino Gilberto, director na EPC de Senga, “as condições são actualmente péssimas e, no tempo chuvoso, logo que começa a chover, as crianças têm de ir para as suas casas. O processo de ensino e aprendizagem é deficiente, não conseguimos cumprir o cronograma. A escola que vai ser construída terá impacto positivo para a qualidade de ensino.”

As duas infra-estruturas (a escola e o furo de água) já eram há muito esperadas pelos residentes daquela comunidade.

“Antes de termos o furo, tínhamos enormes dificuldades para ter acesso à água. Nós íamos tirar a água nos poços ao longo do riacho aqui perto, mas, no tempo seco, as dificuldades eram enormes. Era preciso acordar às 2 horas da madrugada para ir tirar água”, disse Cristina Raimundo, residente de Senga.

Na ocasião, a TotalEnergies ofereceu material escolar a 300 crianças e kits de auto-emprego a residentes de Senga.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos