O Torneio “O Treinador” entra, este fim-de-semana, na sua fase decisiva com a realização de jogos das meias-finais da competição em seniores masculinos e femininos. Esta sexta-feira, às 18h00, no pavilhão d’A Politécnica, a equipa “B” bate-se com o Costa do Sol em duelo de acesso à final. O conjunto orientado por Leonel “Mabê” Manhique, campeão nacional, parte como principal favorito a vencer a partida. Aliás, o Costa do Sol apresenta melhor estrutura com jogadoras de selecção nacional que, em Fevereiro último, disputaram as eliminatórias da zona VI de acesso ao “Afrobasket” do Ruanda. Este ano, o Costa do Sol recebeu as atletas Sheila Chaguala e Benezita Muchave (que representavam o Ferroviário de Maputo) bem como Isabel Mavamba, atleta que regressa à competição.
Com uma formação constituída por atletas jovens, a A Politécnica procura construir uma equipa equilibrada. Ao nível dos seniores masculinos, numa partida marcada para as 20h00, o Costa do Sol joga acesso à final também com a A Politécnica. Os vice-campeões nacionais têm, à partida, mais argumentos para se qualificarem para a final. O Costa do Sol terminou a fase regular na 2ª posição com nove pontos, menos um que o Ferroviário de Maputo.
Os “politécnicos”, com ousadia, vão entrar para a quadra com o objectivo de dificultar no máximo a prestação do Costa do Sol.
No sábado, às 17h00, o Ferroviário de Maputo mede forças com o Costa do Sol sub-20 (uma espécie de equipa “B” “canarinha”) na segunda meia-final da competição. Com uma campanha cem por cento vitoriosa, na fase regular, o Ferroviário de Maputo parte para este duelo com os olhos postos na vitória. De resto, na fase regular, o conjunto comandado por Horácio Joaquim Martins foi mais forte que os “canarinhos”, um conjunto formado por jogadores que, em Janeiro último, foram campeões nacionais de juniores, em Quelimane, sob orientação de Paulo “Mangolê” Sambo.
Na fase de grupos, o Costa do Sol sub-20 teve um saldo de duas vitórias e três derrotas, números que colocaram esta formação na quarta posição com sete pontos.
Os jogos da final do torneio “O Treinador” estão agendados para o próximo dia 19 de Maio, no pavilhão da A Politécnica.
“NACIONAL” DE NATAÇÃO DE INVERNO MOVIMENTA MAIS DE 300 ATLETAS
Arrancou, hoje, na piscina de 50 metros da Escola Secundária Estrela Vermelha, a edição 2023 do Campeonato Nacional de Inverno, competição que vai movimentar acima de 300 nadadores.
Os mesmos vão disputar, até domingo, sete jornadas, ao fim das quais serão encontrados os grandes vencedores. Estão inscritos nesta competição os clubes Naval, Tubarões, Ferroviário de Maputo, Barracudas, Golfinhos e Ferroviário da Beira, esta última colectividade com mais de 20 nadadores.
Barracudas e Tubarões são potenciais candidatos ao título nesta prova, não fossem as colectividades que, nos últimos tempos, têm bipolarizado a modalidade.
Ano passado, o Clube Barracudas foi o grande vencedor da prova tanto em masculinos quanto em femininos, numa prova que decorreu na Piscina Olímpica do Zimpeto. O Clube Tubarões ficou em segundo lugar, seguido dos Golfinhos e Ferroviário de Maputo.
Clube Naval, Ferroviário da Beira e Clube de Zimpeto ocuparam a quarta, quinta e sexta posições da prova, respectivamente.
O campeonato contou com a participação 222 nadadores em representação do Ferroviário da Beira, Associação provincial de Natação de Tete, Barracudas, Tubarões, Ferroviário, Golfinhos, Zimpeto e Naval.
MARÍTIMO DE ZAINADINE JR E GENY JOGA CARTADA DIFÍCIL EM ALVALADE
O Marítimo, formação em que evoluem os internacionais moçambicanos Zainadine Júnior e Geny Catamo, vai contar com o apoio dos madeirenses no jogo com o Sporting, em Alvalade, no sábado, em desafio inserido na 32ª jornada da I Liga Portuguesa.
Os responsáveis do clube verde-rubro esperam contar com a presença de 300 adeptos, a maioria dos quais estudantes madeirenses residentes em Lisboa ou nos arredores da capital. Um apoio importante para um jogo que se prevê como de extrema dificuldade para os insulares, que continuam na luta pela permanência, nem que seja através do “play-off”.
Entretanto, o treinador José Gomes tem, de momento, apenas uma baixa, o extremo Geny Catamo, por estar emprestado pelo Sporting.
Ainda no sábado, o Chaves de Bruno Langa recebe, às 16h30, o Paços de Ferreira, formação que ocupa a penúltima posição com 20 pontos. À entrada desta ronda, o Chaves é o sétimo classificado com 43 pontos.
Por sua vez, o Estoril de Mexer, 15º classificado com 28 pontos, joga em casa na próxima segunda-feira, 15 de Maio.