A primeira-ministra britânica, Theresa May, reúne-se hoje em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, com a esperança de conseguir alterações no acordo de saída britânica da União Europeia.
May acredita que as alterações poderão permitir que o acordo de saída negociado pelo governo britânico com Bruxelas passe no parlamento, pelo que vai reiterar a necessidade de conseguir essas garantias.
O encontro com o presidente da comissão está marcada para 18h30 depois de na última semana ter telefonado à maioria dos líderes dos restantes Estados-membros da UE para os sensibilizar para a necessidade de encontrar um entendimento, incluindo ao primeiro-ministro português, António Costa.
A saída do Reino Unido da União Europeia está marcada para 29 de março, fim do prazo de dois anos previsto no artigo 50.º do tratado europeu para o processo de negociações.
O governo britânico precisa de uma maioria de votos no parlamento para ratificar um acordo que garanta uma saída ordenada do bloco europeu, mas o texto negociado com Bruxelas foi rejeitado em 15 de janeiro por uma margem de 230 votos, incluindo 118 deputados do partido Conservador.
Theresa May prometeu fazer uma nova declaração sobre o processo do “Brexit” a 26 de fevereiro, seguido por um debate acompanhado por uma votação no dia seguinte. Caso não mostre avanços nas discussões com os líderes europeus, a primeira-ministra poderá ser confrontada com propostas para adiar a data da saída ou para negociar um novo acordo.