O País – A verdade como notícia

The Whispers actuam pela primeira vez em Maputo

A BDQ Concertos volta à carga, com mais um grande evento de música. Depois de, em Março, ter realizado o segundo volume de Noite de Guitarra, que contou com a participação de Jimmy Dludlu, Richard Bona, Ernie Smith e Albino Mbie, desta vez, a promotora de espectáculos aposta na banda norte-americana The Whispers, para um concerto a realizar-se no dia 24 de Setembro, às 20 horas, no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

A BDQ decidiu trazer mais uma consagrada banda do funk – em 2016 trouxe Kool & The Gang – como forma de dar uma oportunidade aos apreciadores daquele género musical de disfrutar da arte feita por uma das mais importantes bandas de todos os tempos.

Esta será a primeira vez da banda norte-americana em Maputo. E, de acordo com Belmiro Quive, da BDQ Concertos, “é sempre bom quando o país recebe bandas deste nível. Estamos ansiosos e a ansiedade envolve o facto de sabermos que, nesta vinda, a mais valia está na possibilidade de nos deliciarmos de boa música através duma banda homogênea, pois The Whispers toca há mais de 40 anos e há muita experiência para bebermos no próximo show, tanto artistas como os fãs”.

A vinda dos The Whispers não é nada algo ocasional. Longe disso. A banda foi escolhida dentro de um rigor da BDQ, que consiste em manter os seus seguidores. “Temos um público-alvo. Temos seguidores da BDQ Concertos, que admiram o nosso perfil de espectáculo. É nesse pormenor que sempre pensamos, quando escolhemos um determinado artista para actuar na nossa plataforma”, disse Quive, lembrando que a plataforma está além do universo artístico nacional. Afinal, desde o início do projecto que consiste em trazer monstros da música estrangeira ao país e, com isso, colocar Maputo na rota dos grandes concertos internacionais, os espectáculos da BDQ sempre tiveram visitantes de diversos países da SADC. “Hoje dizemos em viva voz que o show não é pensado apenas para Moçambique até porque os The Whispers vem directamente da Califórnia para Maputo. Não irão actuar em nenhum país vizinho. Vem para actuar na casa dos moçambicanos. Moçambicanos estes que estão sempre de portas abertas a receber visitas”, realçou Belmiro Quive, garantido que o show dos The Whispers será de primeira classe, com muito som, muita luz, muito funk e muitos amantes de funk, fazendo-se do evento uma verdadeira festa em forma de espectáculo.

Ao mesmo tempo que a banda da Califórnia tornou-se conhecida pelos seus funks, não deixou de cultivar músicas serenas ou com enorme teor amoroso. Por exemplo, “And the beat goes on”,

“I’m gonna make you my wife” e “Keep on lovin’ me”. E ao tocar amor, a banda dos states é atenta ao efeito taciturno que desse sentimento também advém. Por isso tocou “My illusions”, com um teor catártico, o qual permite fazer da expressão um recurso para não deixar o tecto do amor desabar. Com recurso ao perdão, quando necessário. Exemplo disso é o tema “Tamia”.

Em cada espectáculo que tem organizado, a BDQ Concertos faz questão de juntar, no mesmo palco, artistas nacionais e estrangeiros. A ideia da organização é sempre pôr a identidade artístico-cultural moçambicana nos concertos de dimensão internacional a acontecer em Maputo. Para Setembro, a autora convidada é Lyshannie, mesmo porque desse contacto entre os músicos de cá e de outras origens “resultam parcerias, troca de experiência e, acima de tudo, a exaltação da nossa identidade musical”, assim entende Belmiro Quive.

Ao longo dos cinco anos de exercício, a BDQ Concertos trouxe ao país autores como George Benson, Billy Ocean, Marcus Miller, Norman Brown e Gerald Albright.

Como convidado ao espectáculo de Setembro também estará DJ Sérgio Butler.

A banda numa perspectiva biográfica

The Whispers é uma banda norte-americana criada em Los Angels, na Califórnia, nos Estados Unidos de América. A banda foi criada há 55 anos e, ao longo das décadas, produziu êxitos que a permitiu ser uma das principais vozes românticas de sua geração.

Igualmente, a banda é conhecida pelo seu trabalho de caridade, apoiando jovens e agências de luta contra o cancro.

No seu espólio musical, The Whispers possui sete álbuns de ouro, dois álbuns de platina, American Music Award Nominees, Regional Grammy Governors Award. A banda é autora de obras como Planets of life, Bingo, One for the Money, Happy holidays to you, In the mood, Dr. Love ou Thankful.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos