A Coreia do Norte diz que os testes com mísseis balísticos que tem feito são uma medida de auto-defesa contra “as ameaças militares directas dos EUA”. A Coreia do Norte diz, anda, que os exercícios não prejudicarão a segurança dos países e regiões vizinhas.
A Correia do Norte lançou seis misseis num espaço de 12 dias e justificou os exercícios como uma estratégia de auto-defesa contra as ameaças militares dos Estados Unidos.
O país defende que os testes de misseis não visam prejudicar a segurança de nenhum país.
“Os nossos testes de mísseis são uma medida normal e planeada de auto-defesa para proteger a segurança do nosso país e a paz regional das ameaças militares directas dos EUA”, disse a agência noticiosa estatal norte-coreana.
Dos seis misseis arremessados pela Coreia do Norte, maior destaque vai para o lançamento de um míssil de alcance intermédio sobre o Japão, na terça-feira.
As autoridades norte-coreanas falavam em resposta ao repúdio manifestado pelo Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional, que condenou os vários lançamentos de mísseis levados a cabo pela Coreia do Norte, por representarem um grave risco de segurança para a aviação civil internacional.
Os Estados Unidos anunciaram a aplicação de novas sanções em resposta as iniciativas militares norte-coreanas.