Em reacção às palavras de Armando Guebuza, quando visou os seus camaradas, Teodoro Waty disse que o ex-Presidente revelou, mais uma vez, ser um homem forte e de fé.
“É um dado adquirido que o colonialismo, bem mais sofisticado, não conseguiu derrubá-lo, e está aqui a completar 80 anos. Não será uma outra pessoa que possa tentar e conseguir derrubá-lo. Acho que está completamente coberto de verdade. É uma boa esperança, é uma boa-fé, como acto, não de contrição, mas uma crença que ninguém lhe irá derrubar”, justificou o antigo deputado.
Já os amigos e antigos dirigentes destacaram as capacidades de liderança de Armando Guebuza. “Tem marcas próprias, como um homem muito disciplinado, muito exigente para com ele próprio e também em relação aos outros. É uma pessoa determinada, que consegue manter o foco para os seus objectivos para ser um homem de resultados”, referiu Castigo Langa, membro da Frelimo.
No mesmo diapasão argumentou Tobias Dai, antigo ministro da Defesa. “[Quero] Felicitar o aniversariante pelos 80 anos de vida. Estamos a celebrar a sua obra e os seus ensinamentos e felicitamos pelo que ele fez durante o tempo que esteve à frente dos destinos do país”.