O País – A verdade como notícia

Tensão pós-eleitoral fez economia do país cair 4,9%

Foto: MEF

A tensão pós-eleitoral fez a economia nacional regredir 4,9% no quarto trimestre do ano passado. Os dados constam do mais recente relatório do Instituto Nacional de Estatística. 

Trata-se de uma queda da economia de quase 5% justificada, fundamentalmente, pelo impacto das tensões pós-eleitorais e pelos efeitos dos choques climáticos na maior parte dos sectores de actividade, refere o INE.

Comparativamente ao quarto trimestre do ano de 2023, a economia nacional esteve praticamente de rastos. É que, enquanto a queda foi de 4,9% em 2024, no ano anterior, o crescimento do Produto Interno Bruto foi de 4,8%.

O período em análise foi marcado por protestos populares diversos que culminaram na paralisação de actividades comerciais de vários tipos e por muitos dias, a nível nacional, e vandalização de várias entidades empresariais.

Como consequência, pelo menos 900 empresas foram afectadas e mais de 12 mil pessoas perderam os seus empregos. Muitas empresas foram incendiadas e outras sofreram saqueamento de bens, incluindo mercadorias diversas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, no primeiro trimestre de 2024, o crescimento da economia foi de 3,2%, tendo no segundo trimestre crescido 4,5% e reduzido um pouco no terceiro trimestre para 3,7%.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos