O sistema ciclónico “Dikeledi” entrou, hoje, no Canal de Moçambique em forma de tempestade tropical severa. Nas próximas horas, o fenómeno natural poderá evoluir e transformar-se em ciclone tropical intenso.
O aviso de mau tempo foi emitido este domingo pelo Instituto Nacional de Meteorologia através destes dois comunicados.
Para já, estão em risco os distritos de Memba, Nacala, Monapo, Meconta, Mossuril, Ilha de Moçambique, Mogincual, Angoche e Moma, em Nampula.
Nas últimas 24 horas, o sistema ciclónico denominado “DIKELEDI” atravessou a ilha de Madagáscar, para depois entrar, na madrugada deste domingo, no canal de Moçambique como tempestade tropical Severa.
Espera-se que nas próximas horas, o fenómeno continue com o seu movimento progressivo sobre o canal de Moçambique, intensificando-se e podendo alcançar categoria de ciclone tropical e ciclone tropical intenso, respectivamente.
De acordo com o INAM, a distância mínima que o sistema irá aproximar-se da costa moçambicana é de cerca de 150 quilómetros. Esperam-se ventos de 60 quilômetros por hora e chuvas fortes, a partir da tarde de segunda-feira.
No aviso emitido para a Marinha, prevê-se ainda trovoadas severas e ventos com rajadas muito fortes de 63 a 88 quilómetros por hora no Canal de Moçambique, ocasionando ondas no mar com alturas entre 4 a 7 metros.