A tempestade tropical severa Cheneso evoluiu para a categoria de ciclone tropical esta quarta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há probabilidade de o fenómeno evoluir, nas próximas 48 horas, para a categoria de ciclone tropical intenso.
A tempestade tropical moderada Cheneso atingiu, na última terça-feira, o Canal de Moçambique. Esta quarta-feira, o fenómeno evoluiu para uma tempestade tropical severa e localiza-se no mesmo local a 140 quilómetros da costa oeste de Madagáscar.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os ventos chegam a atingir o máximo de 120 quilómetros por hora e rajada de 165 quilómetros por hora.
Neste momento, o sistema desloca-se para o sudoeste do Canal de Moçambique a uma velocidade quase estacionária, podendo evoluir, nas próximas 48 horas, para a categoria de ciclone tropical intenso. No entanto, a probabilidade de atingir a costa do país continua muito reduzida.
Os efeitos do sistema já se fazem sentir ao longo dos distritos costeiros das províncias de Zambézia, Sofala e Inhambane.
Já em Nampula, os efeitos das chuvas são visíveis e a rede de transporte de energia da Electricidade de Moçambique foi severamente afectada.
Segundo um comunicado, 11 postes de média tensão foram levados a baixo e, consequentemente, 31 276 famílias ficaram sem corrente eléctrica.
Com várias famílias às escuras, a EDM, sem avançar datas, promete, para breve, o restabelecimento do fornecimento normal de energia.