O País – A verdade como notícia

Tarifas de transporte marítimo sofrem agravamento em Inhambane

A partir do dia 10 de Maio próximo, o transporte marítimo, para as baías de Inhambane e Maxixe poderá custar mais caro comparativamente ao preço em vigor. Segundo o comunicado da direcção Provincial dos Transportes e Comunicações, o bilhete por passageiro passará dos actuais 12,5, para 15 meticais. A medida está a ser contestada pelos utentes.

O comunicado já se encontra nos locais de aquisição de bilhetes, que dá a conhecer do agravamento da tarifa do transporte marítimo, para a travessia das duas baías, a de Inhambane e Maxixe e vice e versa, respectivamente. Actualmente, o bilhete por passageiro custa 12meticais e 50 centavos, que poderá subir mais dois meticais e cinquenta centavos, ou seja, a partir do dia 10 de Maio próximo, o preço por bilhete será de 15 meticais. A notícia que surpreendeu muitos utentes da via que consideram o novo preço insustentável para os seus bolsos. O preço actual vigora há cerca de três anos.

Os estudantes por sua vez consideram, que mesmo a actual tarifa não lhes é favorável, pelo que clamam por um preço especial.

Segundo a Directora Provincial dos Transportes e Comunicações, muitas são as razões ditaram o reajuste da tarifa, desde a subida dos preços dos combustíveis até aos custos da operação em geral. Acissa Carimo revelou também, que a descriminação da tarifa para os alunos, só acontece quando as embarcações da transmarítima estiverem em funcionamento, barcos estes que se encontram parados desde Fevereiro do ano passado.

Centenas de pessoas atravessam diariamente a baia de Inhambane quer indo para os locais de trabalho como para as diferentes escolas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos