Mais uma vez a capital de Taiwan viu-se sobrevoada, esta sexta-feira, por aviões militares chineses. As autoridades Taiwanesas dizem que os 10 caças e quatro navios do exército chinês entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea da ilha, sem autorização nas imediações da ilha, anunciaram as autoridades taiwanesas.
Mais uma vez a China demonstra a sua musculatura militar contra a Ilha de Taiwan, um território considerado província chinesa e que Pequim recusa conceder a independência.
De acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan, foram registados 10 aviões nas imediações da Ilha, nesta sexta-feira, dois dos quais atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan e entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea da ilha.
Imediatamente, as autoridades taiwanesas enviaram meios aéreos e marítimos para acompanhar a situação, além de vários sistemas de mísseis terrestres activados.
Este evento acontece uma semana depois de se ter avistado, na mesma área, cerca de 24 caças Chineses e 24 horas.
Recorde-se que as tensões entre a China e Taiwan agudizaram-se com a eleição de William Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, descrito por Pequim como um separatista perigoso.