O resgate dos dois primeiros jovens foi bem-sucedido, de acordo com a Reuters, citada pelo Notícias ao Minuto.
O primeiro rapaz saiu da caverna às 17h40 locais (13h40 em Moçambique) e o segundo saiu da caverna às 17h50 locais (13h50 em Moçambique).
No entanto, um elemento da equipa médica que está a acompanhar o resgate dos jovens e do treinador que ficaram presos numa gruta na Tailândia confirmou que já foram resgatadas quatro adolescentes.
O resgate bem-sucedido já foi confirmado pelas autoridades tailandesas.
Os adolescentes serão transportados para o Hospital Chiang Rai Prachanukroh num dos helicópteros ou das 13 ambulâncias que estão no centro de operações à entrada do complexo de cavernas.
A operação de resgate dos 12 adolescentes e um jovem treinador do futebol presos numa caverna em Tailândia começou na manhã deste domingo. Faz 15 dias que a equipa de futebol encontra-se presa na gruta inundada de água cuja profundidade é de cerca de um quilómetro e caminho de saída é de dois quilómetros. De acordo com a Reuters, leva 11 horas para os mergulhadores profissionais chegar ao local das vítimas. De acordo com a equipa de resgate formado por 13 mergulhadores estrangeiros e cinco tailandeses, o processo de resgate poderá durar entre dois e quatro dias e espera-se que este domingo se retire pelo menos um adolescente.
O caminho até as vítimas, além de ser longo, é escuro, estreito e inundado de águas negras. Há dois dias um mergulhador profissional morreu, depois de ter desmaiado ao longo da gruta onde o oxigénio já escasseia, por isso, não se pode mais esperar o fim da época chuvosa que vai até Outubro.