O País – A verdade como notícia

banner_02

Taça de Moçambique: Ferroviário de Maputo e UD Songo reeditam final de 2019

Foto: O País

Ferroviário de Maputo vs União Desportiva do Songo e Associação Desportiva de Vilankulo vs Ferroviário da Beira é o alinhamento das meias-finais da Taça de Moçambique, segundo ditou o sorteio realizado esta quinta-feira, na Federação Moçambicana de Futebol.

Em bom rigor, o duelo entre o Ferroviário de Maputo e a União Desportiva do Songo será a reedição da final da Taça de Moçambique de 2010, uma partida ganha pelos “hidroeléctricos”, por 2-0.

Amadou, aos 37’, e Telinho, aos 41’, foram os marcadores em serviço, os condutores do segundo troféu da União Desportiva do Songo nesta competição. A primeira vez em que os “hidroeléctricos” conquistaram a segunda maior prova do calendário futebolístico moçambicano foi em 2016, ano em que derrotaram o Maxaquene, na final, por 3-1. Num lance infeliz, Bernardo marcou na própria baliza aos 12’. Miquissone, aos 14’, e Kambala, aos 22’, embalaram a União Desportiva do Songo para uma vitória segura.

Já o Ferroviário de Maputo procura conquistar a sua quinta Taça de Moçambique. Os “locomotivas” levantaram o troféu pela primeira vez em 1984, quando bateram o Palmeiras da Beira por 4-2. Cinco anos depois, os “locomotivas” açambarcaram o troféu, depois de derrotarem o Desportivo Maputo, por 2-0.

Em 2004, numa final em que foi simplesmente arrasador, o Ferroviário de Maputo goleou o Textáfrica de Chimoio por 5-1. Já em 2009, o Ferroviário de Maputo bateu, na final, o Costa do Sol por 2-0. A última vez que os “locomotivas” conquistaram a Taça de Moçambique foi em 2011, tendo vencido o Chingale de Tete por 3-0.

O Ferroviário de Maputo transitou para as meias-finais depois de vencer o Costa do Sol, por 2-0. Já a União Desportiva do Songo goleou Baía de Pemba FC por 5-1.

No outro duelo das meias-finais, a Associação Desportiva de Vilankulo mede forças com o Ferroviário da Beira, num duelo também entre duas formações do Moçambola. Os “locomotivas” do Chiveve pretendem conquistar a quarta Taça de Moçambique, depois de terem saído vitoriosos nas finais de 2005 (derrotaram o Costa do Sol por 1-0), 2013 (venceram o Chibuto por 2-0) e 2014 (derrotaram o seu homónimo de Maputo por 1-0).

Vilankulo somente disputou uma final da Taça de Moçambique. Foi precisamente em 2010 em que a extinta equipa sénior do FC Vilankulo perdeu, na final, com o Maxaquene por 1-0.

Nos quartos-de-final, a Associação Desportiva de Vilankulo venceu a Associação Black Bulls por 5-3, resultado encontrado na marcação de grandes penalidades após o nulo registado no tempo regulamentar.

Já o Ferroviário da Beira “despachou” o Sumeia Futebol Clube de Mocuba, adversário que bateu por 3-0.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos