O País – A verdade como notícia

Taça CAF: Ferroviário de Maputo transita para segunda eliminatória

Foto: CFVM

Os “locomotivas” da capital irão defrontar, na próxima fase, o Sagrada Esperança de Angola, formação onde milita o internacional moçambicano Lau King. De acordo com o calendário da CAF, o jogo da primeira mão está agendado para os dias 15, 16 e 17 de Setembro, na capital do país. Já o encontro da segunda mão realiza-se entre os dias  29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro próximo.

O Ferroviário de Maputo transitou para a segunda eliminatória da Taça da Confederação Africana de Futebol, na sequência da desistência do Belle Lumière das Ilhas Comores da competição. Os ilhéus deviam disputar, no sábado, no Estádio Nacional do Zimpeto, o jogo da primeira mão da pré-eliminatória com o Ferroviário de Maputo, mas comunicaram à Federação Moçambicana de Futebol sobre a sua desistência da corrida a fase de grupos da prova.

Assim sendo, os “locomotivas” irão defrontar, na próxima fase, o Sagrada Esperança de Angola, formação onde milita o internacional moçambicano Lau King. De acordo com o calendário da CAF, o jogo da primeira mão está agendado para os dias 15, 16 e 17 de Setembro, na capital do país. Já o encontro da segunda mão realiza-se entre os dias  29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro próximo.

Na última aparição na Taça CAF, que data de 2012, o Ferroviário de Maputo caiu aos pés do Al Ahly do Sudão na primeira eliminatória, sendo que os “locomotivas” ultrapassaram, na pré-eliminatória, o Gor Mahia do Quénia.

Em 2016, já para a Liga dos Campeões Africanos, o Ferroviário de Maputo foi afastado precocemente da prova, ou seja, na primeira eliminatória, pelo AS Vita Club da República Democrática do Congo. No mesmo ano, os “locomotivas” haviam beneficiado da desistência, na pré-eliminatória, do Centre Chiefs do Botswana.

Assinale-se o facto do Ferroviário de Maputo, em tempos de glória, ter feito brilharete na Liga dos Campeões Africanos de Futebol ao atingir a fase de grupos, decorria a temporada 1997.  Feitas as contas, e num ano em que estiveram inseridos no mesmo grupo que o Zamalek (Egipto), Ashant Gold (Gana), Club Africain (Tunísia), os “locomotivas” tiveram um saldo de duas vitórias, um empate e três derrotas.

O Ferroviário de Maputo, na altura orientado por Arnaldo José Salvado, venceu no Estádio da Machava o Zamalek, por 2-0, e Ashanti Gold, por 2-1.

Já afastado da Taça de Moçambique ZAP, e com diferença de seis pontos em relação ao líder do Moçambola, a Black Bulls, o Ferroviário de Maputo vai procurar fazer uma boa campanha na Taça CAF.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos