Maputo, Gaza e Inhambane vão registar até ao final da tarde de hoje, ventos fortes, com maior incidência para o mar e as zonas costeiras.
Segundo o porta-voz do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Acácio Tembe, “nas proxímas três ou quarto horas vamos ter mudança de tempo devido à passagem de um sistema frontal, não muito activo, mas que vai fazer, que o vento aumente de intensidade para cerca de 60 km por hora”.
Esses ventos terão maior incidência no mar e nas zonas costeiras das províncias da zona sul. Entretanto, todos distritos da província de Maputo e da zona sul de gaza vão sentir o impacto.
Segundo Acácio Tembe, a situação vai passar rapidamente, até ao fim da tarde de hoje, entretanto, é necessário que sejam tomadas algumas medidas de precaução.
Uma vez que os ventos terão maior incidência no mar, com subida das ondas em cerca de três a quatro metros apela-se maior cuidado aos Pescadores e as pequenas embarcações.
“Já no continente, nalgumas zonas costeiras de Maputo e Gaza é preciso, também, tomar medidas de precaução, principalmente, naquelas situações que temos pessoas a viverem zonas vulneráveis, porque podemos ter problemas de chapas a se soltar, árvores e ramos a cairem e também o movimento de algumas poeiras”, apelou.
Para amanhã, prevê-se temperatura baixa, para a zona sul do país com mínimas entre 16 e 17 graus.