A Suíça reafirma o seu compromisso com a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da consolidação da cooperação com Moçambique, especialmente neste momento em que o país celebra 50 anos de independência.
O vice-secretário de Estado no Ministério das Relações Exteriores da Suíça foi recebido, nesta sexta-feira, em audiência pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
Falando à imprensa no final do encontro, Tim Enderlin destacou a solidez das relações bilaterais, assentes numa longa história de parceria e apoio mútuo.
“Há uma longa relação histórica entre a Suíça e Moçambique, e a minha visita está dentro deste contexto. Moçambique é um dos países que já têm um dos programas de cooperação mais importantes há muitos anos, e é também um país onde a Suíça tradicionalmente se engaja em paz e diálogo. Talvez se lembre do acordo de paz histórico de 2019, cujo processo a Suíça teve o privilégio de apoiar”, disse o vice-secretário de Estado no Ministério das Relações Exteriores da Suíça .
Tim Enderlin referia-se ao Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado a 6 de Agosto de 2019, em Maputo, e que pôs fim a ciclos recorrentes de instabilidade militar e garantiu o cessar definitivo das hostilidades entre o Governo e a Renamo.
Trata-se, igualmente, do acordo que viabilizou o desarmamento, desmobilização e reintegração de 5.221 ex-guerrilheiros, bem como a implementação de um novo modelo de descentralização.
Na audiência, o diplomata suíço endereçou uma mensagem de felicitações ao povo moçambicano.