O País – A verdade como notícia

Sudão volta aos confrontos violentos

Foto: Impala

Os combates recomeçaram, ontem, na capital do Sudão, Cartum, minutos depois de o fim das tréguas de 24 horas, que deu aos moradores uma breve trégua.

Os moradores da cidade de Cartum foram acordados por tiros de artilharia e barulho de combates em diversos bairros, noticiou ontem a Rádio França Internacional (RFI).

“É o retorno do terror” declarou Asmaa al-Rih, morador dos subúrbios do norte de Cartum, citado pela RFI.

A Arábia Saudita e os Estados Unidos condenam o regresso da violência nos confrontos entre o exército sudanês e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido.

“Após o fim do cessar-fogo de curta duração, os facilitadores ficaram profundamente desiludidos com o recomeço imediato da violência intensa, que condenamos veementemente”, lê-se num um comunicado conjunto, publicado e citado ontem pelo Observador.

No entanto, a Arábia Saudita e os Estados Unidos reconheceram que, durante o cessar-fogo de 24 horas, o exército sudanês e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido “tinham demonstrado um comando e um controlo eficazes das forças, o que conduziu a uma redução dos combates em todo o Sudão, e permitiu a entrega de assistência humanitária vital e a realização de algumas medidas de confiança”.

Os dois países que têm mediado as conversações de paz para o conflito que se prolonga desde 15 de Abril afirmaram que, apesar de terem ocorrido violações, estão dispostos a retomar as conversações em Jeddah, na condição de as partes demonstrarem empenho em proteger os civis no país.

De acordo com a ONU, a guerra no Sudão já fez mais de 1.800 mortos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos