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Standard Bank interdito de converter moeda estrangeira

O Banco de Moçambique anunciou hoje a suspensão, preventiva e por tempo indeterminado, do Standard Bank em todas as actividades que envolvam a conversão de moeda estrangeira no mercado cambial.

Num comunicado, o Banco central informa ainda ao público que, com vista a salvaguardar os interesses dos clientes da instituição bancária, a continuidade do negócio está a ser assegurada pelos restantes bancos que operam no país, sob orientação e esclarecimento do Standard Bank Moçambique, em estreita colaboração com o Banco de Moçambique.

O regulador do sistema financeiro comunica ainda que as operações cambiais decorrem com normalidade e que o sistema financeiro, no geral, continua estável e sólido.

Esta decisão surge na sequência das constatações apuradas durante a inspecção on-site que estão a ser feitas pelo Banco Central no Standard Bank Moçambique.

O comunicado enviado no fim da tarde desta quarta-feira é antecedido por um outro enviado às instituições participantes no Mercado Cambial Interbancário há uma semana, que dava 10 dias ao Standard Bank para se explicar.

O Standard Bank foi formalmente notificado na quarta-feira, 23 de Junho, pelo Banco de Moçambique, de três processos de contravenção, contra si e dois dos seus colaboradores.

 Clientes ameaçam tirar contas-salário do Standard Bank

Trabalhadores de empresas que pagam salários em dólares estão sem seus ordenados desde o anúncio da suspensão do Standard Bank do mercado cambial interbancário. Estes contam que estão a passar por momentos complicados.

Sete dias após o anúncio da suspensão do Standard Bank do mercado cambial interbancário, o “O País” ouviu, nesta quarta-feira, trabalhadores que recebem salários em dólares, que dizem estar com contas apertadas devido à situação.

“Depois de termos salário no dia 24, no dia 25 já não era possível movimentar. Tivemos que nos dirigir ao banco e o mesmo dizia que não era permitido levantar em dólar, não era permitido fazer uma alteração para poder levantar em metical. Estamos numa situação em que o banco não oferece alternativas para ter o nosso salário”, conta um dos clientes do banco.

Ainda devido à suspensão do Standard Bank, os clientes que recebem em moeda estrangeira dizem estar a sofrer pressão, porque têm muitas contas a pagar.

“O impacto está a ser devastador, porque temos contas por pagar quando chega o final do mês e algumas dessas contas implicam pagamento de juros e ficamos numa situação insustentável”.

O agravante é que estes dizem não estar a receber informações do Standard Bank sobre os caminhos a seguir para minimizar o problema.

Caso a situação continue, estes ameaçam falar com os seus patronatos de modo a transferirem suas contas bancárias para outros bancos não suspensos.

Entretanto, a Associação Moçambicana de Bancos diz que isso poderá comprometer, de alguma forma, os timings que tinham sido previstos. Langa, Secretário-geral da Associação Moçambicana de Bancos, explicou que, ainda assim, há muitos processos por se tratarem, apesar de o Banco de Moçambique obrigar a que o Standard Bank facilite todo o processo através de fornecimento de informações.

Antes disso, cada cliente poderá ter como escolher em qual dos bancos quererá fazer as operações e ao Standard caberá facilitar tudo para não prejudicar os clientes.

E porque a situação afecta, também, os clientes moçambicanos que estejam a realizar transacções no estrangeiro através de uma conta Standard Bank, Langa acredita que “será feita uma manobra para não prejudicar os clientes”.

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