O País – A verdade como notícia

Sismos na Turquia e Síria: número de mortos já ultrapassa os 16 mil

Foto: Observador

O número de mortos devido ao sismo na Turquia e Síria já ultrapassa os 16 mil. Os dados anteriores apontavam para mais de 15 mil mortos. A situação é considerada pior do que as imagens têm mostrado desde segunda-feira.

As mortes em consequência dos violentos sismos que sacudiram a Turquia e a Síria, na segunda-feira, não param de aumentar.
O número de pessoas ainda soterradas é desconhecido e milhares já foram resgatados com vida.

Na Turquia, a população queixa-se de lentidão nas operações de busca e resgate, o que resulta das dificuldades impostas pelas baixas temperaturas.
As autoridades avisaram que o balanço final poderá ser mais dramático, à medida que médicos e socorristas trabalham.

No noroeste da Síria, controlado pela oposição e pelos extremistas islâmicos em guerra com o regime de Damasco desde 2011, a população das zonas afectadas pela guerra e que já dependia da ajuda humanitária continua à espera de apoio.

Com a recente catástrofe, a situação deteriorou-se. Falta maquinaria pesada para as operações de busca e resgate, o que condiciona a retirada de destroços para encontrar mais vítimas.

A resposta internacional na Turquia e na Síria já se faz sentir, mas ainda é considerado insuficiente na Síria porque o regime de Bashar al-Assad continua em braço-de-ferro com vários países, sobretudo os que impuseram sanções em consequência da guerra.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos