O candidato presidencial do MDM, Lutero Simango, diz que, para acabar com o terrorismo em Cabo Delgado, é capaz de falar com o diabo, caso seja eleito Presidente da República. Simango falava esta terça-feira, no distrito de Montepuez, em Cabo Delgado, onde prometeu, também, criar indústria de processamento de grafite.
Chegou à noite à província de Cabo Delgado, na segunda-feira, através do distrito de Balama.
No dia seguinte, já com a luz do dia, quis ver de perto como vive a população de Cabo Delgado.
Nesta terça-feira, Simango pediu voto no distrito de Montepuez, no Posto Administrativo de Mirate, localidade de Mararage, onde marchou com a população e depois orientou um comício popular.
“Povo de Mararage, para terem mais água, escolas de qualidade, hospitais condignos, com disponibilidade de medicamentos, no dia 9 de Outubro, votem nesta cara”, disse.
Acabar com o terrorismo na província foi outra promessa de Simango.
“Se for necessário, eu vou sentar com o diabo para poder acabar com o terrorismo. Aqui não é terra de sofrimento. A juventude precisa de paz. Nós vamos trazer esta paz.”
Sobre as riquezas da terra, Simango reiterou a promessa de criar mais emprego, através da criação de indústrias.
“Assumo o compromisso de montar aqui, em Montepuez, indústrias de processamento do grafite. Este recurso não pode ser exportado bruto. Vamos também construir indústria de processamento da madeira. A nossa madeira deve ser trabalhada aqui, isso vai empregar mais jovens.”
O candidato à Presidência da República prometeu melhorar as vias que dão acesso aos postos administrativos.
“Quando vínhamos, vimos a situação da estrada, que dificulta o acesso a Mararage e outros pontos de Montepuez. Por isso, com Lutero Simango e o MDM, as coisas vão mudar. Jovens, jovens, confiem em nós. Nos temos a solução para os vossos problemas.”
Para além de promessas, Lutero Simango reiterou ser um candidato que está a percorrer o país, por via terrestre, para fazer campanha, sentir o calor dos populares e ouvir de perto o que os apoquenta.
Santos Abílio foi apresentado à população como o candidato do MDM a governador de Cabo Delgado. Tomando a palavra, reforçou o pedido de voto para o seu presidente, mas também para si, pois diz ter um projecto sério para desenvolver a província.