Entrou hoje em funcionamento o primeiro silo-auto da Cidade de Maputo, com capacidade de estacionamento de mais de 400 viaturas. Os automobilistas pedem a redução do valor das taxas.
Tomás Manjate foi um dos primeiros automobilistas a estacionar a sua viatura no silo-auto da Cidade de Maputo, com a entrada em funcionamento, esta segunda-feira.
A abertura do parque de estacionamento aos automobilistas, que estava prevista para 1 de Março, aconteceu cerca de duas semanas após a sua inauguração.
Com a infra-estrutura já a funcionar, condutores como Manjate esperam ver as suas viaturas mais seguras.
“É um sítio muito bom, porque o carro fica em melhores condições. Quando estacionamos os carros fora, sofremos roubo de peças, mas aqui dentro esperamos que isso não venha a acontecer”, esperançou-se o automobilista.
Entretanto, alguns condutores dizem que as taxas cobradas são elevadas.
“Eu penso que os preços não são tão confortáveis, porque o custo de vida não está fácil para todos nós. Esse valor deve, depois, ser revertido a favor dos automobilistas, ou seja, deve-se reflectir na qualidade das estradas e na segurança”, disse Fúlvio Samuel.
Para o parqueamento durante uma hora, os automobilistas devem pagar 20 Meticais; para oito horas, 160 Meticais, e, para a reserva mensal de espaço, a taxa é de oito mil Meticais.
A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento prometeu pronunciar-se esta terça-feira para dar mais detalhes sobre o funcionamento do parque de estacionamento.