O País – A verdade como notícia

“Silêncio” de Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze finalista no festival de curtas no Chile

A curta-metragem Silêncio, de Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze, foi nomeada à final do RENUAC – Festival Internacional de Curtas-metragens de Santigo, no Chile.

 

Ao concorrem ao RENUAC – Festival Internacional de Curtas-metragens de Santigo, no Chile, o primeiro objectivo era levar a obra cinematográfica Silêncio além-fronteiras. Agora que esse propósito está alcançado, Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze esperam conseguir, através do filme, vender o cartão turístico moçambicano ao mesmo tempo que promovem temas de interesse nacional e mundial.

O filme Silêncio foi realizado por Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze com custo próprio, quando, há alguns meses, o confinamento dificultava tanto o trabalho dos artistas. Por isso, nessa altura, os dois realizadores tiveram uma equipa bem reduzida, em que as pessoas desempenharam três ou quatro funções durante as rodagens.

Referindo-se à nomeação, esta terça-feira, em Maputo, Gigliola Zacara afirmou o seguinte: “Esperamos que, através desta plataforma [RENUAC], sejamos conhecidos em mais países e sejamos convidados a trabalhar em outras produções, com outros cineastas internacionais, para que possamos continuar a aprender”.

Além da nomeação premiar a equipa, Gigliola Zacara entende que ser finalista do RENUAC – Festival Internacional de Curtas-metragens, no Chile, significa dar a conhecer o trabalho dos cineastas moçambicanos no estrangeiro. Por isso, Osvaldo Mauze não se esqueceu de todos os que contribuíram para o sucesso do filme: “Agradecer a todos os que estiveram neste projecto. Para nós, é uma honra estarmos nomeados no meio de tantos filmes que concorreram”.

Na co-produção entre o Centro de Recriação Artística e a 7 Ofícios – Rede de Mulheres
contou com o seguinte elenco: Adélia Maposse, Mabjeca Tingana, Gigliola Zacara, Khaleesi Mauze, Kawany Sango e Luís. Já a equipa técnica, aleem dos realizadores,

contou com a participação de Augusto Nhambi e Milagre Langa. Dama do Bling e Roberto Chitsondzo apoiaram com trilha sonora.

Segundo avança a organização do RENUAC – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Santigo, no Chile, o objectivo do evento é criar uma plataforma útil para a promoção da indústria audiovisual: um espaço e tempo para a divulgação e promoção de conteúdos audiovisuais, transformando-o num ponto de encontro para cineastas, favorecendo o intercâmbio de iniciativas e promovendo um mercado aberto ao desenvolvimento de novos projectos.

Os vencedores desta edição do festival serão conhecidos ainda este mês.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos