O País – A verdade como notícia

Sexta edição do Festival do Livro Infanto-juvenil da Kulemba arranca quarta-feira

A Associação Kulemba realiza, entre quarta-feira e sábado, a sexta edição do Festival do Livro Infanto-Juvenil da Kulemba (FLIK). O evento terá lugar na Casa do Artista e na Livraria Fundza, na Cidade da Beira, e vai juntar diferentes actores das artes e letras do país e do estrangeiro.

Segundo a nota de imprensa da Associação Kulemba, nesta sexta edição, o FLIK decorre sob o lema “Ler para reduzir o risco de desastres”, pois parte considerável da população mundial está constantemente exposta às calamidades naturais. Como Moçambique, e, particularmente, a Cidade da Beira, tem sido, nos últimos tempos, afectado pelos efeitos das mudanças climáticas, o festival pretende fazer da educação e da cultura factores importantes na redução da vulnerabilidade e na formação da resiliência nos mais novos. Para o efeito, o FLIK 2023 vai investir na leitura e na escrita como instrumentos de construção do conhecimento, de habilidades e atitudes necessárias para se evitar e/ou lidar com os desastres climáticos.

Um dos momentos altos do festival infanto-juvenil será o anúncio dos vencedores dos seguintes prémios: Declamação de Poesia, Concurso Literário e, principalmente, do Prémio Nacional de Literatura Infanto-juvenil, na sua primeira edição, pelo presidente do júri Alberto da Barca.

No festival, estão previstas actividades formativas, nomeadamente, oficina de ilustração, de narração de histórias, de teatro, de escrita criativa e de pintura, que serão orientadas pelos autores convidados. No evento, está programada, igualmente, uma residência literária, na qual os autores irão produzir livros infanto-juvenis com a temática de redução de riscos de desastres.

Entre os autores confirmados para celebrar o livro infanto-juvenil, constam Agnaldo Bata, Hotélio Alberto, Japone Arijuane, Nayara Homem, Rafo Diaz, Roberto Savanguanni, Tânia Pereira, Vânia Óscar, Walter Zand e Teresa Noronha, que é a patrona desta edição do FLIK.

Todos os convidados, para além de realizar actividades na Casa do Artista e na Livraria Fundza, vão deslocar-se às escolas localizadas dentro e fora da Cidade da Beira para partilhar as suas experiências com alunos e professores, procurando despertar neles o gosto pela leitura e escrita.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos