Sete a oito pessoas dão entrada por dia na Psiquiatria do Hospital Central de Maputo, a procura serviços de assistência à saúde mental. A maioria dos casos são provocados pelo consumo excessivo de drogas.
Depressão, frustrações e consumo excessivo de drogas têm sido as causas de doenças mentais na Cidade de Maputo.
A título de exemplo, uma menina de 20 anos de idade, estudante da 12ª classe, interrompeu os estudos para se juntar aos amigos no consumo de drogas. “Minha mãe veio me internar na psiquiatria do Hospital Central de Maputo, por consumir drogas e estou aqui a uma semana e dois dias, consumia as drogas por influência dos amigos” informou a menina.
O caso não acontece apenas com os jovens. Um senhor com 65 anos de idade, desde os 32 consumia álcool, o que lhe levou à psiquiatria do Hospital Central de Maputo. “Eu vim parar a este hospital por conta do consumo do álcool, o que me levou a consumir o álcool foi problema de frustração, foi problema de preencher uma lacuna relacionada com minha parte social” explicou o senhor.
A directora da psiquiátrica diz que o consumo excessivo das drogas é a maior causa que leva pessoas a serem internadas na maior unidade sanitária do país. “Nos últimos cinco anos a saúde mental tem vindo aumentar de forma progressiva, principalmente por causa do consumo das substâncias psicoativas que hoje constitui a primeira causa de internamento ao nível do hospital central de Maputo e eventualmente nas unidades sanitária na cidade de Maputo” disse a directora Psiquiátrica Rosel Pedro.
Por sua vez, a psicóloga Maria Luísa diz que a sociedade deve saber lidar com esse tipo de doença, contactando sempre as estruturas do bairro ou a Polícia para conter o doente. “A comunidade deve aproximar-se as estruturas do bairro sempre que se deparar com um doente mental, até pode podem procurar um posto policial em caso de toxicodependência que pode existir agressividade ou um doente mental que por esquizofrenia pode agredir aos outros aí pode ligar para polícia para levar aquela pessoa aos nossos serviços” Explicou Maria Luísa Psicóloga.
Comemora-se a cada dia 10 de Outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi celebrada, pela primeira vez, em 1992 por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental, uma organização global de saúde mental presente em mais de 150 países.
O dia é comemorado sob o lema “Tornar a saúde mental para todos uma prioridade global”.