Crossed Paths – Life just Happens é o título do roteiro para longa-metragem de Sérgio dos Céus Nelson, seleccionado para a final do New York Cinematography Awards (NYCA). A novidade foi anunciada terça-feira e surge depois de aquele roteiro ter tido destaque no Rome Independent Prisma Awards.
Em termos de história, o roteiro de Sérgio dos Céus Nelson é um drama que retrata a vida de um jornalista e uma enfermeira que precisam passar por situações complexas para que possam fazer valer a oportunidade que têm de ser feliz.
Para o roteirista de 26 anos de idade, ser selccionado para a final do New York Cinematography Awards é um privilégio, pois, assim, pode competir com colegas de outros cantos do mundo, alguns dos quais que passaram por melhores escolas de cinema. “É um enorme privilegio destacar-me numa final de concurso de Nova Iorque. Isso significa que existe alguma qualidade nos meus escritos, o que me mantém confiante na ideia de que é possível atingir a meta de ver meus trabalhos produzidos”.
De igual modo, segundo considera Sérgio dos Céus Nelson, estar na final daquele concurso nova-iorquino é uma oportunidade ímpar de poder fazer parte de clubes, grupos de roteiristas ao nível da cidade norte-americana. “Felizmente tenho estado a interagir com alguns actores renomados, como é o caso de Chris Chalk, que tem actuado ao lado de Chris Evans, Brad Pitt, Lupita Nyong'o Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, entre outros. Tenho estado também a interagir com outros profissionais ligados ao mundo de cinema, desde produtores, realizadores, etc.”
Os vencedores do concurso deverão ser anunciados no dia 29 de Maio, sendo que o evento da consagração está agendando para 29 de Junho. Portanto, Sérgio dos Céus Nelson está a concorrer para a posição de Melhor Roteiro.
Sérgio dos Céus Nelson é natural de Inhambane e, actualmente vive e trabalha em Nampula, onde desempenha a função de Oficial de Comunicação na Universidade Lúrio (UniLúrio). O roiterista é licenciado em Jornalismo, pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane. Tem trabalhado com roteiros desde 2014, o que resulta de uma capacitação que teve nessa altura. No entanto, muito do que hoje sabe é resultado de vídeos-aulas e interacção em grupo com roteiristas estrangeiros. Entre os seus roteiros, Dos Céus destaca Vermont – The Last Land, que foi semi-finalista em Hollywood Casting and Film – Screenplay Competition e no Cinema Lab, tendo sido ainda seleccionado no First Time Filmmaker Sessions, MoziMotion e Inshort Film Festival de Lagos, na Nigéria.
Sérgio dos Céus Nelson é fundador da Associação de Jornalistas Ambientais e de Direitos Humanos (AJADH), na qual actua como pesquisador. No seu percurso, tem uma Menção Honrosa no Prémio Internacional sobre Jornalismo em Direitos Humanos, pela Associação de Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Por estar na final do concuro de Nova Iorque dá-se como vencedor porque tal feito conseguiu estar à frente de muitos outros concorrentes.