O País – A verdade como notícia

SENSAP em prontidão para quadra festiva

Foto: O País

O Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) diz que dispõe de capacidade humana para atender a eventuais solicitações durante a quadra festiva, mas lamenta a falta de ordenamento territorial em muitos bairros das principais cidades do  país, o que dificulta as suas acções de socorro e salvamento.

Há, em todo o país, 10 quartéis do Serviço Nacional de Salvação Pública, vulgo bombeiros. A instituição diz que conta igualmente com os comandos provinciais e distritais, o que lhe permite responder a eventuais solicitações para socorro e salvamento.

“Este é um período em que o SENSAP se desdobra a nível de todos os comandos provinciais e quartéis em meios humanos e técnicos para fazer face a este período em que o risco de ocorrência de sinistros é muito elevado. Nós queremos que quem de direito leve esta questão muito a sério, para que possamos ter arruamentos que permitem maior mobilidade das viaturas de combate a incêndio. Como podem ver, estas são viaturas de grande porte e, por isso, precisam de um espaço [suficiente] para poder chegar ao local onde haja incêndio”, avançou Leonildo Pelembe, porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública.

Nesta quadra festiva, haverá posicionamento de salva-vidas em pelo menos 34 principais praias nacionais.

Os incêndios e afogamentos são também preocupação para  o SENSAP. “No que concerne aos afogamentos, temos um destacamento especial que foi preparado para fazer face a esta situação e um grupo de bombeiros e nadadores salvadores. Quando virem, nas praias, indivíduos trajados de camisetas amarelas, calções e chapéus cor de laranja, saibam que se trata deste grupo de nadadores salvadores, com o principal propósito de garantir a protecção nas principais praias e rios.”

O SENSAP dispõe, neste momento, de 20 embarcações movidas a motor, que vão auxiliar nas operações de salvamento nas praias, rios e lagos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos