O País – A verdade como notícia

Senegal entra em cena amanhã frente aos Países Baixos

Senegal defronta, esta segunda-feira, às 18h00 (horas de Moçambique), os Países Baixos em jogo da 1.ª jornada do grupo “A” do Campeonato do Mundo de futebol, evento que arrancou hoje no Catar.

O Senegal sofreu um grande golpe nas vésperas do Campeonato do Mundo, com o avançado do Bayern de Munique, Sadio Mané, a ser confirmado como carta fora do baralho devido a uma lesão na fíbula, que sofreu contra o Werder Bremen na Bundesliga no início deste mês.

O seleccionador nacional de futebol do Senegal, Aliou Cisse, esperava que o problema impedisse apenas o craque de jogar nas primeiras partidas dos “Leões de Teranga”, mas depois veio a confirmação de que o avançado não estava mesmo em condições de disputar esta competição.

Mané, que marcou nos dois jogos decisivos diante do Egipto que selaram a qualificação do Senegal para o Mundial Catar 2022, assim como foi decisivo na conquista do Campeonato Africano das Nações (CAN), constitui claramente uma grande baixa para os “Leões de Teranga”.

Aliás, na frente de ataque, o Senegal vai contar apenas com Ismaila Sarr e Famara Diedhiou, dupla de avançados que marcou dez golos cada ao serviço dos campeões africanos em título.

No entanto, a equipa orientada por Aliou Cisse geralmente é difícil de derrotar, até pela consistência defensiva que apresenta. Os números falam por si: nos últimos oito jogos, o Senegal não sofreu nenhum golo.

Aliou Cisse, de 46 anos, espera que os seus jogadores mantenham a mesma consistência no Campeonato do Mundo e, acima de tudo, consigam fazer mossa aos Países Baixos. Os senegaleses procuram, neste Mundial, passar da fase de grupos pela segunda vez no seu historial de participação no evento.

Os Países Baixos, por sua vez, chegam ao Mundial do Catar em excelente forma sob a gestão do experiente e “velha raposa” Louis van Gaal, tendo chegado à final da Liga das Nações pela segunda vez em três temporadas.

Embora as credenciais da competição sejam frequentemente questionadas, os três adversários da “Laranja Mecânica” no Grupo 4 (Bélgica, Polónia e País de Gales que estão também no Mundial de futebol) têm potencial enorme para que se respeite a Holanda que conquistou 16 pontos nos confrontos com estes conjuntos.

Os Países Baixos falharam a qualificação para o Mundial de 2018, prova realizada na Rússia, mas avançaram para as meias-finais sob o comando de Van Gaal, em 2018, tendo perdido diante da Argentina na marcação de grandes penalidades.

Amplamente considerados como  a maior nação do futebol , os  Países Baixos nunca conquistaram a maior prova de futebol do planeta. O seu registo aponta para três presenças na final que datam de 1974, 1978 e 2010.

Há, nesta altura, uma crença crescente de que este pode ser o ano de consagração dos Países Baixos no Mundial de futebol. Mas, segundo a crítica desportiva, falta uma pitada de qualidade individual na  chamada “Laranja Mecânica” quando comparada com o grupo de jogadores que representou esta formação no passado.

Começar forte contra o Senegal, hoje, será importante para manter os índices de confiança bastante elevados.

Van Gaal, técnico com enormes credencias e capacidades reconhecidas, está bastante motivado para fazer uma excelente campanha no Campeonato do Mundo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos