O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) introduziu um “serviço de marcação de atendimento online” para evitar aglomerações e filas longas nesta altura da COVID-19. Numa primeira fase, a medida abrange a província e cidade de Maputo.
O Coronavírus tem originado novas abordagens em diversas instituições no que diz respeito às medidas de prevenção contra a doença. Neste contexto, o SENAMI criou uma nova forma de atendimento aos utentes para efeitos de pedido de documentos como passaporte e Documento de Identificação de Residência de Estrangeiro (DIRE).
“O SENAMI criou uma nova plataforma de atendimento online aos requerentes de documentos migratórios. Medida que visa promover o distanciamento interpessoal, garantindo que o requerente passe menos tempo nas instalações da migração”, informou a instituição através de um comunicado de imprensa a que “O País” teve acesso.
Para proceder com a marcação de atendimento, o requerente dispõe de três opções: A primeira tem a ver com o acesso à plataforma www.sigav.senami.gov.mz.
De seguida, é preciso cumprir as instruções, que vão desde a marcação, através da central de atendimento. A terceira fase é a o atendimento presencial na SENAMI.
“Acho que é uma boa medida e também vai evitar aglomerações”, neste período da pandemia, segundo Acácio de Oliveira, utente dos serviços do SENAMI, ouvido pelo “O País”.
“Pelo menos a pessoa vem a saber de forma antecipada sobre a sua situação de atendimento”, disse Filimão Quembo, outro entrevistado.
Refira-se que na fase piloto, o serviço de marcação de atendimento estará disponível nas direcções provinciais de migração da província e cidade de Maputo.
Entretanto, o SENAMI assegura que mais tarde o mesmo serviço será expandido para todas as direcções provinciais do país, a começar pela província de Nampula, a seguir Sofala e depois em Tete, por estas apresentarem um grande fluxo de pedidos de emissão dos documentos acima referidos.