O País – A verdade como notícia

Selecção de futebol de praia testa-se diante de Marrocos 

A selecção moçambicana de futebol de praia defronta, nos dias 1, 2 e 5 de Setembro, a sua congénere de Marrocos em jogos inseridos na preparação para o Campeonato Africano, que vai ter lugar em Vilankulo, de 21 a 28 de Outubro.

A vinda da selecção marroquina a Moçambique é no quadro da implementação do protocolo de cooperação rubricado entre as duas federações, em Julho passado, que, entre vários pressupostos, inclui a realização de jogos amigáveis entre os dois conjuntos.

Os dois conjuntos pretendem, com estes jogos, preparar-se para o Campeonato Africano das Nações de Futebol de Praia, cuja fase final vai ser de 21 a 28 de Outubro em Vilankulo, província de Inhambane.

Nesta prova, em que, na última edição, o conjunto moçambicano ficou na segunda posição, garantindo a qualificação pela primeira vez para o mundial de futebol de praia, Moçambique pretende fazer diferente.

Por seu turno, a equipa marroquina é a terceira classificada no último CAN. A selecção tem marcado presenças regulares em competições internacionais, fruto de um investimento robusto nesta modalidade.

Ainda que ciente das adversidades por que pode passar, o seleccionador nacional, Abineiro Ussaca, considera que, com muito trabalho, é possível conquistar a prova, até porque vai decorrer em solo pátrio.

Ainda no quadro dos três jogos frente a Marrocos, para o caso do combinado nacional, as partidas vão servir também de preparação para a Taça COSAFA, prova que terá lugar de 17 a 25 de Setembro, em Durban.

Moçambique vai tentar, nesta prova, repetir a proeza da edição passada, em que se sagrou campeão, num cenário em que partia com as credenciais bem reconhecidas, em face do brilharete no “africano”.

A selecção marroquina chegou a Moçambique na manhã desta segunda-feira. O regresso do conjunto do Norte de África está previsto para a tarde do dia 6 de Setembro.

Com vista a fazer boa figura nas duas competições em que Moçambique estará inserido, no caso o campeonato africano da modalidade e Taça COSAFA, o combinado nacional arrancou com a preparação há mais de dois meses. Com todos os jogadores convocados à sua disposição, na primeira fase de preparação, Abineiro Ussaca esboçou três unidades de treino por semana, plano que pode mudar nos próximos dias, em função das necessidades e especificidades desta fase.

Ussaca exige dos seus jogadores mais desempenho e concentração, na medida em que só com esses elementos é que se pode ter ideia do que ainda é preciso melhorar.

Em relação ao Campeonato Africano da modalidade, Ussaca diz que, depois do sorteio marcado para 10 de Setembro, em Vilankulo, o grupo de trabalho vai treinar em função da estratégia dos adversários. Nessa fase, o seleccionador nacional já terá ideia dos seus adversários, pelo que vai poder definir melhor as estratégias e o plano de jogo.

Moçambique, Senegal, Madagáscar, Marrocos, Egipto, Nigéria, Uganda e Malawi são as selecções qualificadas para o CAN de Outubro próximo. Senegal parte para esta competição com o estatuto de campeão em título, após vencer Moçambique na final da edição passada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos