A informação foi avançada, hoje, por Carlos Gilberto Mendes, que garantiu que a Secretaria de Estado do Desporto (SED) vai custear a participação da equipa nacional na competição.
Depois do anúncio, ontem, da desistência das “Samurais” no Afrobasket por falta de dinheiro, eis que surge uma luz no fundo do túnel. A Secretaria de Estado do Desporto comprometeu-se a criar condições, com vista à participação da selecção nacional nesta competição.
“A Secretaria de Estado do Desporto vai assumir a deslocação da selecção feminina de basquetebol ao Afrobasket 2021; não podemos correr o risco de uma equipa de top 4 africano não competir por questões como estas. Não podemos envergonhar o país desta forma, enquanto temos as melhores atletas e técnicos de África”, disse Gilberto Mendes, secretário de Estado do Desporto.
Gilberto Mendes foi mais longe ao afirmar que a Federação Moçambicana de Futebol não é um lugar para fracos e aconselha os presidentes das agremiações que não estiverem preparados a colocarem os seus cargos à disposição.
“Vocês devem fazer uma introspecção como Federação, como é que daqui para frente devem caminhar, porque isto não é para fracos, se nós não temos a capacidade de gerir estas situações, ou cumprir com nossos mandatos, vamos colocar os cargos à disposição” criticou o secretário de Estado do Desporto.
Por sua vez, o seleccionador nacional antevê muitas dificuldades na prova, devido à falta de competições internas e considera escasso o tempo que lhe resta para preparar as atletas para esta competição.
“Olhando para esta competição, não é verdade dizer que estamos preparados, porque só nos restam quatro dias de acção no solo moçambicano, mas, acima de tudo, vamos representar o nosso belíssimo país”, garantiu Nasir Salé, seleccionador Nacional do Basquetebol feminino
O Afrobasket será disputado de 17 a 26 do mês em curso, na capital camaronesa, Yaoundé.