O País – A verdade como notícia

Seis mortos em acidente ferroviário em Tete

Seis pessoas morreram este domingo vítimas de um acidente ferroviário que envolveu uma locomotiva da mineradora Vulcan e um carro que tentava atravessar a linha férrea do Corredor Logístico de Nacala, no distrito de Moatize, província de Tete.

A informação foi confirmada ao “O País” pelo administrador do distrito de Moatize, Eugénio Muchanga.

“Os danos foram graves, tanto no carro do sinistrado quanto no comboio. O carro foi atingido por um comboio, na passagem de nível, na povoação de Cateme e todos que se encontravam no interior morreram. Estamos neste momento a trabalhar com os bombeiros para aferir o número exacto de mortos”, disse o administrador, apontado que o descuido do motorista, poderá ter sido a causa do acidente, que para além de mortos, causou danos materiais avultados.

O sinistro ocorreu na passagem de nível de Cateme, quando o ligeiro de marca Toyota-Hilux D4D, que transportava seis pessoas, não conseguiu imobilizar-se e acabou por embater na composição que a arrastou por mais de um quilómetro.

“É verdade que a passagem de nível não tem guarda, mas está devidamente sinalizada. O motorista não tomou as devidas precauções para passar numa linha férrea. O caro foi arrastado em cerca de 100 metros e todos que os estavam no caro morreram”, explicou Muchanga.

Para evitar sinistros futuros, o administrador pondera trabalhar em parceria com a empresa Vulcan de modo a alocar um guarda à passagem de nível.

“A povoação de Cateme está em crescimento, vamos trabalhar com a empresa Vulcan, porque achamos que uma das soluções será montar uma passagem de nível com guarda”, concluiu.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos