O País – A verdade como notícia

MISAU supera meta de vacinação contra sarampo no país

Mais de 5 milhões de crianças foram vacinadas contra o sarampo. A campanha de vacinação terminou a 4 de Agosto e abrangeu cinco províncias. O Ministério da Saúde fala de metas alcançadas em mais de 100 por cento.

As províncias de Manica, Sofala, Tete, Zambézia e Niassa são as mais vulneráveis ao Sarampo, com o registo de 80 por cento dos casos da doença nos últimos quatro anos.

Na campanha de vacinação lançada a 31 de Julho, nas cinco províncias, a meta era de vacinar mais de 4,8 milhões de crianças dos nove aos 59 meses de vida.

Segundo o director nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, que falava esta quinta-feira em conferência de imprensa, as metas foram alcançadas em mais de 100 por cento, uma vez que foi possível vacinar mais de cinco milhões de crianças.

“Todas as províncias alcançaram as coberturas desejadas. O sucesso da campanha de vacinação foi resultante do engajamento da liderança a vários níveis, dos pais e encarregados de educação das províncias onde decorreu o processo”, explicou Quinhas Fernandes.

Para o processo, foram investidos cerca de cinco milhões de dólares e mobilizados mais de 38 mil actores do sector da saúde.

O lançamento da próxima ronda está previsto para o próximo ano.

Sobre a situação da cólera no país, Quinhas Fernandes que falava em conferência de imprensa, esta quinta-feira, avançou que ainda há focos da doença nos distritos de Mueda e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, e distritos de Meconta e Eráti, em Nampula.

O director nacional de Saúde Pública avançou, na ocasião, que a realização da nona ronda de vacinação contra a poliomielite está prevista para o mês de Setembro próximo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos