Santiago Pena foi eleito, este Domingo, novo Presidente do Paraguai. De acordo com os resultados provisórios do Tribunal Superior Eleitoral, citados pelo Observador, o candidato do Partido Colorado obteve nas eleições de Domingo 42,93% dos votos.
Com 94,74% das assembleias de voto processadas e uma afluência às urnas de 63,11%, o órgão eleitoral indicou que Pena e o candidato a vice-presidente, Pedro Alliana, derrotaram a candidatura da oposição liberal liderada por Efraín Alegre, que obteve 27,52% dos votos. Em terceiro lugar ficou o candidato independente e antissistema Paraguayo Cubas, com 22,73%.
Na votação de domingo, para a qual quase 4,8 milhões de cidadãos foram convocados para eleger senadores, deputados, governadores e vereadores, o Partido Colorado assegurou uma maioria de 43,75% na câmara alta do Congresso.
O mesmo partido também ganhou por uma margem confortável na eleição dos governadores, vencendo 15 dos 17 departamentos em disputa.
Pena, que garantiu mais de 15 pontos percentuais de vantagem sobre o principal rival, Efraín Alegre, agradeceu ao povo por confiar no seu projeto “conciliador e patriótico”, bem como aos políticos que o acompanharam, com especial menção ao chefe da campanha, o antigo Presidente Horacio Cartes, que está a ser investigado por corrupção.