Samora Machel Júnior está a enfrentar um processo disciplinar na Frelimo, na sequência da sua candidatura às eleições autárquicas pela AJUDEM, mesmo sendo membro do partido no poder. Machel Júnior poderá ser ouvido pelo comité de verificação do partido nos próximos dias.
A confirmação sobre a audição foi dada pelo próprio Samora Machel Júnior nesta terça-feira numa conversa telefónica mantida com o jornal “O Pais”.
A audição do Samito surge no seguimento de um processo disciplinar, em virtude de ter tentado concorrer nas Eleições Autárquicas de Outubro passado, acto que viola os estatutos do partido. Nalguns círculos de Maputo fala-se de uma eventual expulsão do filho do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel.
Um dos membros séniores da Frelimo que não quis ser identificado, disse à STV que este processo disciplinar é uma mera formalidade e que seguirá os seus passos normais. A nossa fonte descarta a possibilidade de Samito ser expulso do partido.
Recentemente Samora Machel Júnior, através de uma carta enviada ao Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, defendeu a convocação de uma reunião magna do partido, para discutir a situação actual da Frelimo e do país.
No mesmo documento, Machel Júnior afirma que a Frelimo está a travar hoje aquela que classifica como a batalha mais complicada de todas.