O País – A verdade como notícia

Rússia nega assinatura de acordo com Coreia do Norte durante visita de Kim Jong-un ao país

Foto: Observador

A Rússia afirmou esta sexta-feira que nenhum acordo foi assinado durante a visita ao país do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que provocou inquietação no Ocidente pela possibilidade de uma parceria no fornecimento de armas e tecnologia com aplicação militar entre os dois aliados. Vladimir Putin encontrou-se entretanto com o presidente da Bielorrússia, que propôs uma cooperação tripartida.

“Nenhum acordo foi assinado e não estava planeado assinar qualquer acordo”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao ser questionado sobre um possível contrato militar ou de outro tipo.

Além dos armamentos que a Coreia do Norte poderia fornecer à Rússia, as potências ocidentais temem que Pyongyang busque adquirir tecnologia russa para seus programas nucleares e de mísseis.

As referências ao poderio militar permearam os encontros abertos para imagens entre os dois líderes, que estão hoje entre os mais isolados pela comunidade internacional.

Na reunião de quarta-feira no cosmódromo de Vostochni, no extremo leste do país, Kim Jong-un e o presidente russo, Vladimir Putin, trocaram rifles como presentes. Nesta sexta, Kim visitou uma fábrica de aviação militar no extremo leste russo.

Na quarta, o líder norte-coreano declarou que a aproximação com Moscovo é “prioridade absoluta” de sua política externa e prometeu apoio “incondicional”.

Putin retribui os afagos destacando o “fortalecimento” da cooperação entre os dois países. Na ocasião, o presidente russo citou “perspectivas” de cooperação militar, apesar das sanções internacionais que afectam Pyongyang.

Washington expressou “preocupação” com a possível compra de munições norte-coreanas por Moscou, enquanto Seul fez uma “advertência veemente” contra qualquer negociação do tipo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos