O País – A verdade como notícia

banner_02

Rússia anuncia cessar-fogo temporário

A Rússia anunciou, este sábado, cessar-fogo temporário para abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovaja, escreve o Observador.

Segundo a fonte, o cessar-fogo serve apenas para abrir corredores humanitários. Quatro cidades estarão cercadas e a Rússia capturou, depois de já ter tomado Kherson, Trostyanets, no norte da Ucrânia.

Ao décimo dia de invasão à Ucrânia, o porto estratégico de Mariupol, no leste da Ucrânia, continua a ser alvo de “ataques impiedosos” por parte do exército russo há já cinco dias. Neste momento, a localidade encontra-se “sob bloqueio” por parte das tropas invasoras, ecsreve Notícias ao Minuto.

Já o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, permanece com uma postura crítica face à NATO, pelo facto da aliança se recusar a impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

 

UCRANIANOS TÊM CINCO HORAS PARA ABANDONAR MARIUPOL

A população da Mariupol, na Ucrânia, têm cinco horas para abandonar a cidade.

Segundo informações recentes da Câmara Municipal de Mariupol, citadas pela Sky News, a evacuação de civis de Mariupol começou às 11 horas locais e deverá durar até às 16 horas deste sábado.

Uma notícia que foi, inicialmente, divulgada pela Rússia, mas que veio depois a ser confirmada pelas autoridades ucranianas, as quais garantem o estabelecimento de “corredores humanitários” destinados à evacuação de civis das cidades de Mariupol e de Volnovaja.

Em causa está uma medida que surge na sequência do “cessar-fogo temporário” acordado entre russos e ucranianos, que segundo confirmado por Pavlo Kirilenko, chefe da administração militar da região de Donetsk, começou já às 9 horas locais
De acordo com a Rússia, citada pela Sky News, ainda não existem grandes informações acerca da evacuação na cidade de Volnovaja.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos