O País – A verdade como notícia

Ruandeses em trabalho comunitário na cidade da Matola

O Alto-Comissariado do Ruanda e a Comunidade Ruandesa em Moçambique, em colaboração com o Conselho Municipal da Cidade da Matola, realizou um trabalho comunitário “Umuganda”, no sábado (26 de Março), na Escola Secundária da Matola.

A jornada de limpeza contou com a participação de mais de 850 pessoas, incluindo a Comunidade Ruandesa residente na Província de Maputo, população local, autoridades locais e amigos do Ruanda.

O trabalho comunitário é uma das soluções locais para os desafios do país, onde todos os cidadãos são mobilizados a participar na solução dos seus problemas e, também, é uma forma de aproximar as pessoas para o bem da comunidade.

Na sua intervenção após o “Umuganda”, o Alto-Comissário em Moçambique, Claude Nikobisanzwe, agradeceu a todos pela participação na actividade, mencionando ainda que “para o Alto-Comissariado do Ruanda, a realização desta actividade na Matola é um acto de solidariedade.

“Escolhemos esta área porque, por um lado, está próxima à escola que possui estudantes que necessitam de usar um caminho limpo e organizado, que os ajudará a chegar à escola seguros e, assim, serem mais produtivos”, afirmou Nikobisanzwe.

O diplomata explicou aos participantes que uma actividade similar (Umuganda) foi organizada na zona da Mafalala, Maputo em 2020 e que esse compromisso ajuda o Governo a poupar enormes somas de dinheiro quando realizado mensalmente.

“Gostaríamos de partilhar com os nossos irmãos e irmãs em Moçambique, a ideia que ajuda a manter o bairro limpo e institui o senso de propriedade”, acrescentou o Alto-Comissário.

No Ruanda, “o trabalho comunitário “Umuganda” é realizado todos os meses, onde os cidadãos participam no exercício de limpeza ou outras actividades sociais nos seus bairros. Contudo, devido à Covid-19, o trabalho comunitário foi suspenso para conter a disseminação da pandemia, porém uma vez que a maioria da população já foi vacinada e os índices de infecção baixaram, o trabalho comunitário retomou.

O “Umuganda” também visa consciencializar sobre a necessidade de desenvolver acções sobre como manter os lugares públicos limpos para preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar dos cidadãos.

Elsa Silvestre, directora da Escola Secundária da Matola, expressou o seu apreço à comunidade ruandesa por organizar esta actividade, uma vez que ajuda o povo de Moçambique a aprender muito com a experiência do Ruanda no “Umuganda” como uma das suas soluções locais.

O Alto-Comissário aproveitou a ocasião para falar sobre a situação de segurança na província de Cabo Delgado, tendo informado aos participantes que a situação está a melhorar na sequência das operações conjuntas entre as Forças de Defesa e Segurança ruandesas e moçambicanas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos