O País – A verdade como notícia

Rua Estácio Dias tomada por buracos e águas negras em Maputo

Foto: O País

A rua Estácio Dias, na Cidade de Maputo, está em estado avançado de degradação há anos. A via localizada no bairro Alto Maé, na capital do país, foi tomada pelas águas do esgoto e buracos. A situação preocupa os moradores.

“É muito difícil, há anos estamos nestas situações, nem parece que estamos em plena cidade de Maputo. Esta é a pior estrada na Cidade de Maputo”, desabafou um dos residentes do bairro, que há muito se queixa e nunca viu uma solução.

Com ou sem chuva, moradores do bairro enfrentam dificuldades para andar naquela via. Os automobilistas não encontram formas de contornar, senão enfrentar os buracos.
“Vamos falar só da suspensão da viatura, é totalmente insustentável. Eu só continuo a trabalhar nesta zona, porque não tenho outra opção”, disse o automobilista Aurélio Luís.

A preocupação é também partilhada por Nelson José, automobilista, que deplorou as precárias condições da estrada. Nelson afirmou que “não é possível que as viaturas durem muito tempo a circular naquele tipo de estradas”.

Segundo os moradores do bairro, o problema fica ainda mais grave quando chove e dizem não entender o que a edilidade está a fazer. A rua chega a ficar intransitável.

“Isto está mal. As nossas crianças passam mal neste local para poder sair e ir à escola, a via fica intransitável quando chove e, consequentemente, nada conseguimos fazer. A chuva afecta também nossas residências. Sou obrigado a usar botas para poder sair de casa”, disse Fátima Mula, uma das residentes do bairro Alto Maé.

Devido aos prejuízos, os munícipes pedem soluções urgentes.

“Queremos a resolução do problema, o mais rápido possível. Pedimos ajuda para minimizar os prejuízos causados pela péssima condição da estrada. Estamos a pagar impostos, mas para bater covas e danificar as nossas viaturas”, criticou Francisco Matola residente na rua Estácio Dias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos