O País – A verdade como notícia

RSA: FMI e Governo britânico apoiam plano de expropriação de terra

O plano de expropriação de terra sem indemnização conduzido pelo governo sul-africano começa a receber apoio de alguma parte da comunidade internacional. Esta quinta-feira, o Fundo Monetário Internacional manifestou o seu apoio à reforma da terra, desde que a mesma seja transparente e em acordo com Constituição.

O represente do FMI na África do Sul, Montfort Mlachila, acrescentou que o plano da expropriação devia ser mais cauteloso a questões de produção agrícola para não colocar em risco a segurança alimentar.
Ainda esta semana, a Primeira-Ministra britânica, Theresa May, que esteve de visita na África do Sul, também manifestou o seu apoio à reforma da terra.

No lado contrário, está Donald Trump, presidente norte-americano, que se mostrou preocupado com o plano da expropriação da terra sob domínio da minoria branca, tendo já pedido o Secretário do Estado para estudar de perto a reforma de terra e supostas mortes de fazendeiros brancos.

O governo sul-africano reagiu às palavras de Trump, dizendo que não há motivos para alarme pois será pacífico todo o processo de expropriação da terra sob domínio da minoria branca para maioria negra em desvantagem.
 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos