O País – A verdade como notícia

Roubo de equipamento lesa EDM em 5 milhões de meticais em Manica

A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) acumulou prejuízos na ordem de 5.3 milhões de meticais devido à vandalização de postos de transformação de energia e roubo de cabos eléctricos.

A situação faz com que a empresa, de acordo com o seu delegado em Manica, mobilize fundos para a reposição dos prejuízos, quando devia usar o mesmo valor para efectuar novas ligações em povoados que ainda não se beneficiam da rede eléctrica nacional.

“Só no ano passado, tivemos um prejuízo de cerca de cinco milhões e 300 mil meticais. Com este valor, podíamos electrificar cinco povoados, isto iria aumentar o nosso desafio de acesso universal de energia até 2030”, disse Eduardo Pinto, lembrando que o plano da EDM é de efectuar em todo o país 300 mil novas ligações, uma meta cuja efectivação poderá estar comprometida devido ao fenómeno de vandalização do material da instituição que monopoliza o fornecimento de energia eléctrica no país.

O distrito de Manica, na província do mesmo nome, lidera neste tipo de casos com registos a apontarem para seis PT’s que foram vandalizados em menos de um ano. A situação já tira sono às autoridades.

Carlos Malia, administrador daquele distrito, apela à vigilância por parte da comunidade para que casos de género possam ser ultrapassados.

Recentemente, as autoridades desdobraram-se na caça aos ladrões de material da EDM e a operação resultou na detenção seis supostos praticantes destes actos, que se encontram encarcerados no comando distrital da PRM em Manica.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos