Uma vez mais, o piloto internacional moçambicano, Rodrigo Almeida, voltou a deixar a sua marca em evento de automobilismo de referência mundial. Almeida fechou, com efeito, a sua participação na edição 2024 do Porsche Carrera Cup Asia na posição cinco com um total de 188 pontos ao cabo de sete rondas, num certame que foi dominado por Alessandro Ghiretti, da França, com 308.
Na 14ª e 15ª rondas, realizadas entre 25 e 27 de Outubro, no “Shanghai International Circuit”, na China, Almeida terminou na posição 6 na corrida 2. Nas qualificações, no sábado, conseguiu colocar-se, igualmente, na mesma sexta posição.
Na sua estreia na prova, em Abril, Almeida, ao volante do Porsche 911 GT3 CUP, fez duas grandes corridas em Shangai, na China, alcançando um 5º lugar honroso conquistado na geral com 26 pontos.
Destaque, ainda, ao longo da sua prestação, para o facto de o internacional piloto do país ter terminado na 5.ª posição a sua participação na segunda corrida realizada no Buriram International Circuit, na Tailândia.
Mesmo diante de temperaturas elevadas e um nível de humidade alto, Rodrigo Almeida começou a sua participação na prova com dois treinos livres, em que teve o privilégio de entrar no “pace” do top 5.
Na corrida 1, Almeida até iniciou muito bem, ao arrancar em 7.° lugar, e conseguiu acabar em 6.° com um “flat spot” provocado por um erro no pneu direito da frente, tendo sido forçado a gerir a situação até ao fim da corrida.
Já a “Q2” (segunda qualificação) correu de feição com o talentoso piloto que arrancou em 5.° lugar, mas, durante a volta 1, sofreu um toque que o fez perder três posições. Durante a corrida, e com boa resposta, Rodrigo Almeida recuperou o 5.° lugar e acabou assim a mesma.
No global, o piloto moçambicano amealhou pontos para o campeonato que o fizeram subir uma posição, sendo que, neste momento, se encontra em 4.° lugar. Porém, o melhor ainda estava por vir. À passagem da ronda 9 da Porsche Carrera Cup Asia, veio a confirmação do potencial de Rodrigo Almeida com a consumação do seu primeiro pódio na prestigiada prova de “endurance” chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Num dia de grande inspiração e aceleração ao volante do Porsche 911 GT3 CUP, no Circuito Internacional de Sepang, Almeida terminou a prova em terceiro lugar pela Team Porsche New Zealand e R&B Racing.