O novo líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, vai ser indigitado hoje primeiro-ministro britânico pelo Rei Carlos III. Sunak ocupa o lugar deixado na quinta-feira passada por Liz Truss.
A cerimónia terá início com uma reunião do Conselho de Ministros, a ser presidida por Liz Truss, seguida por uma declaração de despedida à porta da residência oficial, em Downing Street. Truss será recebida depois pelo Rei Carlos III no Palácio de Buckingham, onde vai formalizar a demissão de primeira-ministra.
Segundo o Notícias ao Minuto, o monarca receberá então o sucessor, Rishi Sunak, que indigitará primeiro-ministro e encarregará de formar governo enquanto líder do partido.
Após isso, o novo primeiro-ministro viajará de seguida para Downing Street, onde fará uma declaração no exterior, seguido da formação do novo Executivo, devendo os principais nomes ser anunciados ainda hoje. Sunak tem como prioridade unir o partido, pelo que estará sob pressão para escolher representantes das diferentes correntes dos ‘tories’.
Sunak, de 42 anos e descendente de imigrantes indianos, será o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em sete semanas, depois de Boris Johnson e Liz Truss, e o mais novo desde 1783.
O antigo ministro das Finanças foi o único candidato à liderança do Partido Conservador a receber o apoio exigido de pelo menos 100 dos 357 deputados Conservadores, escreve o Notícias ao Minuto.