O País – A verdade como notícia

Reunião do G20 termina sem declaração conjunta devido a impasses

Foto: Agência Brasil

A reunião dos ministros das Finanças do G20, em São Paulo, terminou hoje sem uma declaração conjunta devido a um impasse sobre os conflitos geopolíticos.

O ministro das Finanças brasileiro e anfitrião dessa cimeira, que reuniu ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, na cidade brasileira de São Paulo, disse que as questões geopolíticas, especialmente os conflitos em curso, impediram o grupo de chegar a um acordo, embora tenha havido consenso em torno das questões como o combate às desigualdades, refere a Lusa.

“Nós esperávamos que os temas mais sensíveis relativos à geopolítica fossem discutidos exclusivamente na trilha diplomática (do G20). Mas, como não se chegou  à uma redação comum na reunião do Rio de Janeiro, acabou contaminando o estabelecimento de um consenso”, afirmou Haddad sem mencionar a guerra na Ucrânia e os conflitos em Gaza.

O ministro brasileiro, citado pela Lusa, reconheceu que o país trabalha por uma declaração sobre tributação internacional no G20, que espera estar pronta em Julho. Na conferência de imprensa no final da reunião, Haddad reconheceu que esse objectivo ainda está distante.

O Brasil, que assumiu a presidência do G20 a 01 de Dezembro de 2023, colocou no centro da agenda as prioridades para o seu mandato à frente do G20 o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global, algo defendido por Lula da Silva desde que tomou posse como Presidente do Brasil, denunciando o défice de representatividade e legitimidade das principais organizações internacionais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos