O País – A verdade como notícia

Retirada placa da sede da USAID em Washington

O letreiro e o logotipo dos escritórios da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em Washington, foram retirados na sexta-feira, depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter ordenado o seu desmantelamento.

A sede da USAID, no edifício Ronald Reagan, situado a poucos quarteirões da Casa Branca, está encerrada desde segunda-feira, 03 de Fevereiro, após os trabalhadores da agência terem recebido um e-mail a pedir-lhes que ficassem em casa, escreve a Lusa.

Esta sexta-feira, o letreiro com o nome da agência foi retirado e o seu logotipo na porta de entrada foi coberto com um saco de lixo. Após estas alterações, já não há qualquer vestígio da sede da agência.

A USAID foi criada em 1961 pelo Presidente John F. Kennedy para assegurar a administração da ajuda humanitária internacional dos Estados Unidos, através da organização de projetos internacionais com o objetivo de combater a pobreza, doenças e responder à fome e às catástrofes naturais.

A administração liderada por Donald Trump alega que a USAID é ineficiente, que subsidia desnecessariamente programas de igualdade e sustentabilidade em todo o mundo e que os seus trabalhadores foram “insubordinados” perante a ordem de suspensão da ajuda humanitária.

Citando o jornal The New York Times, a Lusa refere que quase todos os 10 mil postos de trabalho serão eliminados e apenas um pequeno grupo de 290 trabalhadores permanecerá.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos