Considerado um dos maiores destinos turísticos de África, a Vila de Vilankulo tem um sistema de Abastecimento de Água construído há mais de 30 anos. Já em estado obsoleto, o sistema já não consegue fornecer água aos residentes da Vila, que se socorrem de furos manuais para obter o precioso líquido. É que a água da rede não sai todos dias e das vezes que sai, apresenta-se turva.
Há mais de 14 anos que o sistema de Vilankulo não é reabilitado. O edil daquela vila diz que até meados do próximo ano, o problema de água será resolvido, uma vez que o empreiteiro da obra já foi selecionado e este terá 10 meses para colocar o novo Sistema em funcionamento.
A empreitada é financiada pelo Banco Alemão KFW e consistirá na abertura de novos furos pra extração do precioso líquido, a construção de uma nova torre de distribuição, bem como a reabilitação da já obsoleta rede de Abastecimento de Água.
William Tunzine, presidente do município de Vilankulo diz que com o novo Sistema, cerca de 60 mil pessoas terão água potável canalizada em toda Vila, uma vez que bairros como 19 de Outubro, Aeroporto e Chibuene terão água canalizada.
Para além de fontanários públicos, os residentes de Vilankulo socorrem-se de furos particulares ou de pequenos operadores privados.